segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Os produtores de conteúdo da internet podem aprender com a mídia tradicional?


A propaganda é a alma do negócio, já dizem por aí. Como produtora de conteúdo, acho que é minha obrigação ter a preocupação e o cuidado com aquilo que publico ou compartilho, e aprendi isso vendo aqueles que admiro na internet tendo esta mesma visão e praticando-a. Por outro lado, é muito fácil criticar quem já está fazendo, apontar os seus defeitos ou carências. Também acho muito fácil se intitular "revolucionário" e mudar os termos, nomes e fazer parecer tudo uma grande novidade. Há muitos que se colocam neste papel, mas devemos lembrar que somos apenas a ponta do iceberg de grandes comunicadores que já vieram antes de nós.

Acho importante deixar claro o meu plano de fundo, aquilo que me motiva a incitar esta discussão: sou uma aluna de Museologia que se preocupa com as formas de difusão da cultura e do conhecimento, dona de um blog existente desde 2010. Desde então, acompanhei muitas fases da popularização dos blogs, youtubers, entre outras plataformas que surgiram. O ponto em comum: esta nova forma de comunicação permite proximidade e agilidade, aparente honestidade na emissão do discurso - por se tratar de  "gente como a gente" - , e extrema quantidade de dados sendo produzida.

Dito isto, tenho me incomodado com a necessidade de diferenciar, e em muitos casos, ressaltar a oposição no papel dessas mídias. Creio que televisão, rádio, jornais, revistas, livros e internet mediam-se simultaneamente e a todo momento. Não há como dissociar estas plataformas ou tentar hierarquizá-las. A discussão do suporte não é minha intenção, mas sim uma reflexão rápida de que todas têm ou tiveram seu momento e podem ensinar algo àqueles que desejam crescer na área.

Considerando tudo o que apresentei, compartilho agora o que a "mídia tradicional" tem me ensinado como blogueira:

1 - COMPROMISSO
Redes de televisão se esforçam para cativar seu público. Pesquisam temas, investem em cenário, otimizam a propaganda com o horário da programação. Isso me ensina a ter compromisso com o meu público. A partir do momento em que decido transformar o blog em uma plataforma de conteúdo com credibilidade e autenticidade, não posso me dar ao luxo de fazer de qualquer maneira. Deixo claro que não me refiro mais a esta plataforma como um diário, mas sim um portfólio de ideias.

2- CONSISTÊNCIA
Uma coisa que aprendemos com as mídias escritas é a capacidade de conseguirmos imaginar e absorver conceitos apenas com o poder das palavras. Além disso, quando escrevemos temos que deixar tudo bem claro, afinal o seu leitor não está te vendo e não conhece tua voz,  ou seja, não há interação não-verbal, expressões faciais pra dar ênfase e gestos que ajudem na comunicação. Nós que trabalhamos com blog devemos aprender com a consistência dos jornais e revistas sérias que se esforçam para que seu conteúdo tenha uma identidade, uma coerência entre tantos textos e matérias.

3 - DINAMISMO
Quando você está ouvindo rádio já percebeu que nunca há momentos de silêncio? Apenas quando o sinal fica fraco ou há interferência. Isso exige extremo dinamismo e flexibilidade de quem está falando. Mesmo com a expansão na produção de conteúdo online, a massificação de informação pode tornar tudo muito cansativo. Devemos aprender a manejar bem todas as redes sociais pra garantir essa versatilidade.

4 - ADMITIR OS ERROS
Quando os portais de notícia publicam algo errado, não demora muito para acrescentarem uma errata aceitando isso e corrigindo a informação. Quantas personalidades da internet vocês conhecem que já tiveram a humildade de reconhecer uma posição errada? Ou acrescentar um dado de maneira permanente e organizada, e não fazendo trezentos stories com informações esparsas? É um cuidado importante que precisamos tomar.

5 - EQUIPE
Uma das primeira coisas que estudantes de Museologia ouvem ao entrar na faculdade é a necessidade de exposições, posturas institucionais etc. serem construídas de maneira coletiva, pois a concentração do poder de comunicar nas mãos de uma única pessoa torna o resultado duvidoso. Como no cinema também, que conta com uma grande equipe para que o filme seja realizado. E nos blogs? Ouvindo e aplicando a opinião de seu público, além de contar com colaboradores ou pessoas que estejam a par de seu conteúdo para realizar críticas e sugestões. Eu adoraria saber suas opiniões, então clique aqui para acessar a pesquisa de opinião do blog!

6 - ACESSIBILIDADE
Faz alguns dias que vi um comentário em um canal do YouTube pedindo legendas certinhas nos vídeos para a comunidade surda. Confesso que como estudante de Museologia, uma área que está tentando se moldar cada vez mais a essa questão, fiquei surpresa com a minha insensibilidade em nunca ter me ligado nessa demanda. Aproveito para peguntar: você conhece alguém que não consegue acessar o blog por alguma barreira desse tipo? Percebe algum erro na hora de passar a informação? Conta pra mim, ficarei feliz em saber e tentar melhorar.

Espero que tenham gostado. Aprendi muito escrevendo e pensando nesses tópicos ao longo do mês.  Estou pensando em fazer um post sobre o que a internet tem ensinado a mídia tradicional também, porque como disse, penso que atualmente ambos se influenciam. Concordam ou não com minhas opiniões? Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário