segunda-feira, 8 de outubro de 2018

6 dicas de conservação básicas para seus livros


Este post é um misto de tudo o que eu aprendi tendo livros em casa e com as aulas de Preservação na faculdade. Caso um dia minha professora leia este post, espero não falar besteira. Para não o correr o risco e também não complicar muito, vou dar dicas básicas e prática, considerando que também não me apeguei a explicações muito técnicas. O essencial que você precisa fazer, é isto que está aqui. 

  • Primeiro: eles vão amarelar, sim, porque o papel acidifica. Conforme-se.
  • Segundo: você é do tipo "preciso conservar tudo" ou "vou aproveitar o jeito que eu quiser porque eu paguei"? Para sua sanidade e organização, examine seus hábitos antes de aderir qualquer coisa que não se encaixe na sua realidade.
Então, partindo do princípio que você já limpa sua estante e não deixa acumular poeira...

1- Não os deixe espremidos
Cada vez que você tentar pegar um, haverá chance de cair, sujar, arranhar aquela capa. Deixe-os de forma confortável na prateleira, vai te ajudar também. Além disso, sendo papel um material orgânico tão fácil de envelhecer, é necessário que ele "respire" para que se mantenha estável e dure muito mais.

2 - Respeite sua estante
Do que adianta ter um móvel específico para seus livros se você não cuida dele? Principalmente, se for MDF e não uma madeira forte e durável. Ao limpar tome cuidado com os produtos que usa, pano molhado, umidade excessiva do ambiente que você deixa a estante. Caso seja de metal, mais um motivo para tomar cuidado com a umidade! Enfim, observação é a chave. Dessa maneira você dá mais valor ao dinheiro gasto no móvel, além de aprender o que se encaixa mais nas suas necessidades, se precisar comprar outro.


3- O SOL
Papel e sol são inimigos. Não deixe a luz natural bater diretamente nos seus livros, mas também não aconselho fechar todas as janelas do cômodo, afinal a ventilação é extremamente necessária pra combater a umidade. O ideal mesmo seria trocar o local de armazenagem, mas sabemos que nem sempre é possível. Portanto, invista em cortinas. Apenas certifique-se que o tecido não acumula muita poeira, pois seria outro problema para você administrar. 

4- E a luz artificial?
Ah, a luz artificial também influencia, só que menos. Normalmente, o problema maior é caso ela esquente o ambiente, como as antigas lâmpadas faziam. Quanto mais fria, melhor. Você usa luminária ou abajur? Neste caso, é bom prestar atenção na proximidade deste foco de luz nos seus livros, pois este aumento de temperatura e a própria radiação em si vão interferir na preservação deles.

5- Cuidado com os post-its
Recentemente, postei no Instagram a minha preocupação ao ver vários dos meus livros com a marca do adesivo dos post-its nas páginas. Descobri por conta disso que aqueles de papel, com cola fraca e apenas na pontinha, são os que menos danificam, justamente pela aderência mais sutil. 

6 - Prioridades: livro x objeto de estudo
Agora, nada disso serve se você não estabelecer prioridades. Por exemplo, a minha bíblia é cheia de rabiscos, post-its e anotações: não vou apagar tudo. Pra mim, a prioridade é o estudo, não a conservação deste objeto. Não sacralize seus livros, apenas escolha aqueles que merecem mais carinho. Quanto aos outros, aproveite-os da maneira que achar melhor e não se culpe por isso.

É isto! Espero que tenha sido útil pra vocês. Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário