sábado, 19 de maio de 2018

Sobre as diferentes vocações na Museologia


Olá, pessoal! Nossa série de posts chegou em um ponto crucial. Já conversamos sobre o curso, sobre algumas curiosidades e fatos da área, além de experiências. Hoje, resolvi abordar a conversa que a Museologia tem com outros campos do conhecimento. Somos habituados a "escolher um lado", desde o ensino médio. Humanas ou Exatas? Linguagens ou Biológicas? Tenho me convencido cada dia mais que os conhecimentos não podem ser organizados em caixinhas.

A Museologia lida com Cultura. E afinal, o que é cultura? Para este contexto, vou utilizar a definição que a considera como conjunto de características biológicas, condições sociais, condições ambientais; costumes e perspectivas; comportamento apreendido e transmitido. Para exemplificar: temos museus sobre diversos assuntos: científicos, históricos, artísticos, enfim... uma infinidade de assuntos são abordados dentro de perspectivas museais. Na minha turma tem gente que queria Arquitetura, História, Pedagogia, Administração, Cinema... Enfim, muitos interessem que conversam!

Pensando nisso, aproveitei e chamei a Júlia! Ela faz comigo o curso, mas tem uma área de interesse pouco provável para o senso comum em relação a Museologia: biologia! Confiram o depoimento dela:

O curso de museologia já era uma opção, tendo em vista que queria biologia já para poder trabalhar na divulgação científica como o Museu Nacional ou o Ciência Sobre Tendas, além da parte de pesquisa e a prática. Com um acaso da vida (chamado "nota de corte do SISU"), acabei entrando na minha 2ª opção, onde nas primeiras aulas fiquei apaixonada não só pela faculdade em si, mas também as aulas que tive logo no 1º período e as oportunidades que a escola do curso proporcionam ao nosso aprendizado, além de conhecer mais sobre a área de trabalho e as diversas ações de um museólogo. Temos aulas voltadas para assuntos de biologia e patrimônio natural, que já era um grande interesse meu e assim dá para perceber a interdisciplinaridade que se constrói a museologia. Mudei bastante a minha visão de mundo e espero poder aplicar isso nos projetos acadêmicos e futuramente ajudar nessas relações entre o indivíduo, o objeto/espaço musealizado e o local de aprendizagem.

E agora, conheçam a Thamires! A formação técnica dela é em Administração:

"Quando pensamos nas possibilidades de áreas sempre se imagina que as pessoas gostem de coisas interligadas ou variações de uma mesma função, mas nem sempre é assim, fora quando podemos achar características que se complementam nas áreas mais distintas, e foi assim que aconteceu comigo com a Museologia e a Administração. Ao entrar no Ensino Médio e me deparar com escolhas do que seguir, busquei algo que fosse semelhante ao meu perfil e gostos, sabia que gostaria de lidar com pessoas e com projetos, e foi ai que surgiu a administração, me identifiquei de todas as formas e é uma área que me ajuda muito ate hoje em diversas situações, tanto pessoais quanto profissionais, me ajudou a me moldar e a pesar escolhas, porém, não era ela que me completava no que eu queria atuar por toda uma vida, fora passar mais anos vendo novamente tudo que já tinha visto no Técnico. A área da cultura sempre esteve presente na minha vida, desde pequena minha mãe me incentivava a buscar e me permitia acesso mesmo que não fosse de seu gosto, sempre a favor de me transmitir o máximo que pudesse, e era ali que eu me via, conseguindo juntar hobbies, gostos e situações que eu adoraria lidar no dia a dia, seja por prazer pessoal e seja somente pelo profissional. Por mais que nao fosse o esperado por todos, que eu não tivesse seguido na administração mesmo ou ido cursar Direito como era o desejo deles, eu sabia que não me sentiria realizada em algo que não fosse somente da minha vontade, e foi buscando essa realização que decidi pela museologia antes mesmo do ano de vestibular e sem nenhum apoio. E hoje quando me perguntam, e o que tem haver uma área com a outra, como você saltou de Administração pra Museo, eu já nem as enxergo com tanta diferença. Duas áreas que me completam e trabalham em conjunto, pelo menos na minha visão, e principalmente após ter feito o curso de Plano Museológico para administração de museus, que é nada mais nada menos que os planos de negócios que passei o meu ensino médio fazendo, só que focados para área dos meus sonhos."

E por último, mas não menos importante, leiam o depoimento do Renan!

No inicio eu queria cursar Cinema e Audiovisual, mas ao longo do meu pré-vestibular eu conheci a Museologia e a grade me chamou a atenção. Nos primeiros períodos foi um pouco difícil acostumar com o ritmo do curso, a carga de leitura e com o turno por ser um curso integral, agora no terceiro período já tenho uma noção de qual área quero seguir, e é o que me mantém no curso. A área de Conservação e restauração tem graduação própria, mas para mim a museologia é a base para entender todo o funcionamento da arte e como ela funciona nos museus. Ainda tenho muita vontade de seguir o caminho do audiovisual, pretendo fazer uma segunda graduação, mas tudo depende do decorrer da museologia para decidir qual, Cinema ou Conservação.


Espero que tenha ajudado vocês a expandir os horizontes! Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário