segunda-feira, 23 de abril de 2018

3 livros para ler (e aproveitar) com calma

We Heart It
A vida anda muito corrida e isso repercute em nossos hábitos como leitores também, já perceberam? Criamos cada vez mais metas para tornar o mês com uma estatística estrondosa de leitura prejudicando o prazer deste hábito. Já conversamos uma vez sobre quantidade versus qualidade aqui no ECC. Pra quem gosta muito de literatura e produz conteúdo sobre isso, de vez em quando precisa se lembrar que a leitura é sobre viagem, autoconhecimento e aprendizado, e não sobre o tempo que as empreitadas vão levar.

Pensando nisso, resolvi listar 3 livros para você aproveitar com bastante calma. Submergir devagar, conhecer intimamente os personagens e tornar-se amigo deles aos poucos, como na vida real mesmo. Nenhuma história abaixo é "difícil" ou "chata" (até porque isso é bem relativo). São apenas experiências que merecem mais carinho. 

1 - Orgulho e Preconceito, Jane Austen: titia Austen sabe o que é sutileza. Sua ironia consegue misturar doçura e acidez. A primeira vez que li esta história não consegui me envolver com os personagens, queria que as coisas acontecessem rápidas como no filme! O romance entre Lizzie (uma das minhas personagens favoritas da vida) e Mr. Darcy também não acontece de repente: são duas pessoas que levam muito tempo para descobrirem o caráter e a personalidade um do outro. Quando reli a história, fui com mais leveza, sem pressa. Já havia gostado antes, mas encarar a história de forma menos afobada deu certo: atualmente, é o meu segundo livro favorito. 

2 - Claros Sinais de Loucura, Karen Harrigton: não lembro se já comentei sobre ele no blog, mas a história deste livro é peculiar. Temos uma menina de 12 anos que está passando por muita coisa. Sua visão do mundo nos faz querer estar cada vez mais perto dela, mesmo assim o ritmo do livro não é estrondoso. Você tem que chegar com calma, e se conhecer quase nada da trama melhor ainda! A protagonista vai te guiando aos poucos, tornando tudo muito mais tocante e te prendendo no enredo a cada página. É um drama incrível!

3 - Os Bons Segredos, Sarah Dessen: outra história que foi aproveitada infinitamente mais na releitura, já que a sede para saber o final não existia mais. Eu só queria aproveitar os personagens, a história em si. É um livro Jovem Adulto com temas sendo tratados de maneira mais realista, sem apelação. Nada é jogado em cima de você, é necessário acompanhar cada detalhe pra que finalmente possamos entender, julgar ou torcer por certo personagem. É a vida acontecendo, mesmo. Nossa protagonista lida com a negligência da mãe enquanto o irmão mais velho está cometendo crimes e atitudes irresponsáveis, enquanto descobre novas amizades e a si mesma. Mergulhe sem saber muito, como se conhecesse uma nova amiga.

Como vocês puderam ver, reler faz a diferença. É quando estamos mais abertos observar a trama de maneira mais ampla. Eu também já dei 6 dicas para sua releitura ser melhor e mais interessante, não deixe de conferir.

Espero que estes livros te ajudem a pegar mais leve no seu ritmo de leituras. Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário