segunda-feira, 30 de abril de 2018

Guia de sobrevivência para ler livros grandes


Oi, gente! O tema de hoje é relacionado com o nosso amadurecimento literário. Já falamos sobre quantidade versus qualidade, leitura de clássicos, além das diversas resenhas aqui no blog com histórias de diversos gêneros. No último post, dei uma pequena lista de histórias para se deleitar, aproveitar cada instante com calma. Agora quero encorajar você a encarar um calhamaço.

Primeiro, defina o que é um calhamaço pra você: para leitores experientes, possivelmente é necessário mais de 500 páginas para que haja algum receio; se você está começando no mundo dos livros, talvez uma história de 300 páginas já seja um desafio. 

Outra questão importante é a escrita do autor. Para exemplificar: li Magnus Chase E A Espada do Verão (Rick Riordan) durante 4 dias, sendo 439 páginas. A Menina Que Roubava Livros (Markus Zusak) possui 478 páginas, e lembro de ter demorado aproximadamente duas semanas na história. São gêneros completamente diferentes, assim como a escrita de cada autor. A quantidade de páginas não é tão distante, mas o tempo de cada leitura foi muito diferente.

Eu me orgulho de ter me aventurado bastante como leitora nos últimos anos, então acho que este post será um reflexo disso. Vamos as dicas!

1. Não tenha medo
Livros grandes continuam sendo apenas livros. Seja em formato digital ou físico, pesado ou leve. Perca o medo, não duvide. Arrisque! Caso você não goste da história e abandone a trama, não significa que não conseguirá ler todos os calhamaços do mundo. Também não podemos não gostar de histórias pequenas, certo?

2. Respeite o tamanho do livro
Agora que você já ganhou coragem e animação para encarar o desafio, respeite que é um desafio. Livros maiores exigem mais tempo e paciência, principalmente quando equilibramos o hobbie com diversas atividades do cotidiano.

3. Tenha um cronograma
Para ler Os Miseráveis eu queria me dedicar totalmente a história. Sabia que levaria um mês, no mínimo. Portanto, para não transformar esta meta pessoal em algo estressante, comecei em janeiro. Queria ter todas as minhas férias disponíveis, porque quando começassem as aulas a leitura com certeza ficaria comprometida com outras tarefas. Crie marcos para que você não perca o foco.


4. Não fique paranoico com o cronograma
Apesar que desejar acabar a leitura até o dia 12 de março, mesmo sabendo que cada dia sem ler prejudicaria esta meta, cheguei a quase uma semana sem ler página alguma. E isso várias vezes. Não transforme o prazer de cumprir um desafio pessoal em algo frustante e sem diversão.

5. Conheça seu ritmo de leitura
Como eu disse, um "calhamaço" é algo relativo. Tem algum livro que você quer muito ler, mas acha que não tem capacidade? Tudo bem, então prepare-se ao longo do tempo. Meu sonho de leitora é encarar A Odisseia, numa tradução em versos, para que se aproxime do original. Só que eu tenho muuita dificuldade com poesia, então estou lendo outras grandes obras que tenho curiosidade, até sentir que estou pronta para encarar o "desafio principal". 

Vou exemplificar novamente: eu precisaria ler 35 páginas por dia para cumprir minha meta de Os Miseráveis. Quando eu gosto de uma história consigo ficar mais de uma hora dedicada a ela com prazer! Sendo assim, havia dias em que 100 páginas passavamm voando, tornando este número aparentemente fácil de cumprir. Logo, a minha meta era confortável o bastante para que eu ficasse as tais semanas sem avançar na história.

6. Separe um livro reserva
Com frequência, o que faz as pessoas desistirem do hábito da leitura é pressa, que acaba por resultar numa experiência cansativa, muito longe do prazer que tanto falamos ao nos dedicar a um novo enredo. Quando você se dispor a um calhamaço precisa lembra-se que, apesar de ser um leitor apaixonado, você é humano. Minha dica é: para não estragar sua experiência pela nossa comum falta de paciência, separe um livro reserva. Contos e crônicas costumam servir bem, por serem leituras rápidas e isoladas, dando a você mais leveza ao intercalar as linguagens.

7. E finalmente, leia o calhamaço!
Depois de se preparar, organizar-se e montar um ambiente favorável, LEIA. Nada de desculpas ou procrastinação. Sentado, deitado ou recostado. Utilizando 1 hora por dia ou 10 minutos. Mergulhe na história como achar melhor, mas simplesmente mergulhe.

Espero que tenha ajudado você a ousar mais este ano em suas leituras. Ainda estamos no 1° semestre, dá tempo de fazer algo diferente. Todo dia é dia de tentar coisas novas! 

2 comentários:

  1. Realmente a pressa estraga a experiência com a leitura, ah me identifiquei quando você mencionou sua dificuldade com poesia.. apesar de gostar de de alguns escritores, esse gênero deixa minha leitura lenta hahaha.

    Adoro ler seus posts, são sempre excelentes =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, sempre há algum desafio literário que dá aquele friozinho na barriga hahaha Muito obrigada por acompanhar o blog <3

      Excluir