segunda-feira, 26 de março de 2018

6 dicas práticas de como ler mais


Pessoal, quem lembra do post da Andressa aqui no blog? Foi um sucesso! Estas dicas de leitura foram primeiro colocadas lá no Minhas Confissões. Caso você esteja chegando agora, eu te explico: os dois blogs estão juntos numa parceria, por isso não deixe acompanhar ambos as páginas e nossas redes sociais. Espero que minhas dicas hoje sejam úteis pra vocês. 

1- Comece devagar
Não gosta de ler? Tudo bem, sem problemas! Só que temos que concordar que você precisa pelo menos tentar, pois a leitura é um hábito super saudável. Ajuda a sua mente a envelhecer melhor, sabia? Comece pensando no seu gosto para filmes e séries, mas também o que não gosta de jeito algum. desta forma, você já vai saber pra que nicho literário, autor ou editora deve fazer sua pimeira aposta.

2- Inspiração
Seres humanos são animais sociais. Já ouviu isso? Somos facilmente influenciados e influenciáveis, portanto você vai sentir muito mais vontade de ler se acompanhar pessoas que falam sobre isso! Isso complementa a primeira dica, pois finalmente vai ter acesso as informações que precisa para começar. A internet está cheia de booktubers dando boas sugestões. E o melhor: cada um deles tem um estilo, um gosto diferente. Caso você se interesse por clássicos, siga o canal Literature-se. Leitura jovem? Pam Gonçalves. E essa é apenas a ponta do iceberg de conteúdo de literário que existe. 

3- Pense "por que estou lendo isso?"
A leitura pode ensinar ou intoxicar. Absorva informações saudáveis e que vão te fazer buscar mais conhecimento. Posts do BuzzFeed com memes são ótimos pra passar o tempo (eu adoro!), mas não são o suficiente pra nos fazer avançar. Desafie seus hábitos e seus gostos. Afinal, como você pode dizer que gosta se nunca provou?

4- Ambiente
Ótimo, você já se cercou de todas as variáveis que poderiam te ajudar a começar a ler. Agora é o momento de pensar no que te atrapalha: celular, ambiente barulhento, falta de posição, enfim... Pense com carinho sobre o seu momento de leitura, dê atenção a ele para que seja proveitoso. 

5- Crie metas
Não é pra ficar paranoico! Ao estabelecer certos objetivos você pode se empolgar e buscar que ele seja completado.

6- Dê prioridade a leitura
E por último, mas não menos importante: você realmente quer ler? A desculpa "não tenho tempo" pode ser trocada por "quero ficar jogando", "prefiro dormir", "não é minha prioridade". Não precisa dedicar muitas horas para este hobbie: se conseguiu separar 10 minutos do seu dia para ler uma página, parabéns! Aproveite os momentos de tédio e troque o Facebook por aquilo que vai te enriquecer. Criar um hábito é difícil, mas quando você o internalizar verá que ele se tornou tão natural quanto tudo o que você já faz no seu cotidiano.

Espero que tenha ajudado vocês. Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário