segunda-feira, 19 de março de 2018

Como colocar em prática o que planejamos?



Faz aproximadamente 3 anos que a produção de conteúdo sobre organização e produtividade na internet cresceu de forma rápida e intensa. Muito se fala em listas, metas, planners e todo o mercado que isso envolve. Já parou para pensar o quanto você gasta em marcadores ou fitas decoradas? A quantidade de post-its que você usa? Não há nada de errado nisso, eu mesma sou adepta a essa rotina de planejamentos, porém temos que ser autocríticos em relação a nossos hábitos.

Primeiro, concentre-se na quantidade de lixo que você produz. Uma folha arrancada porque não ficou "bonitinha" no caderno, uma caneta que você comprou e perdeu uma semana depois. Além do seu precioso e suado dinheiro que está indo embora, você está desperdiçando matéria-prima, uma cadeia de produção gigantesca e todo o potencial que você poderia sugar daquele produto. Invista em ferramentas que você realmente vão contribuir no seu método. 

Todo esse esforço era para nos ajudar a organizar melhor nosso tempo, e por consequência, dar espaço em nossa vida para tudo que nos é importante: desejos e sonhos, brincadeiras com a família, transformar o cotidiano de trabalho ou estudos mais leve, deixar o futuro mais palpável. Não é pra te deixar chateado porque você não tem O Planner Personalizado. Apesar de todo glitter ou design contemporâneo numa agenda, não passa de uma plataforma para suas anotações: você pode fazê-las inclusive em um guardanapo e prender na sua geladeira.

Além disso, não são todas as pessoas que se dão bem fazendo listas  e registrando cada ação de sua vida: conheço algumas com uma memória impressionante. Acontece que a vida moderna é tão louca que inclusive essas estão duvidando de sua capacidade de aprendizado. Então, não duvide de sua capacidade de colocar em prática o que você planejou.

O mercado da organização expandiu por um único motivo: queremos estar no controle; queremos não falhar ou esquecer nunca; queremos interiorizar as capacidades de apreender de uma máquina. Sinto em lhe dizer: é impossível. Uma hora você vai precisar dizer não a um compromisso, vai precisar definir suas prioridades.

Por isso, eu vim aqui te incentivar a pensar na importância de fazer projetos e terminá-los, fazer metas e alcançá-las. Mas para isso, você precisa ser realista. Até mesmo grandes sonhos são realizados em pequenas etapas. Ninguém passa no vestibular sem estudar um ano inteiro (ou mais!), ninguém lê apenas a primeira e última página de um livro.Também quero que você reflita se está gastando mais tempo anotando do que realizando o que é necessário para alcançar seu objetivo. 

Portanto, lembre-se de suas qualidades e de seus defeitos: não despreze aquela pequena quantia que você conseguiu guardar, ou a palavra nova que você aprendeu no idioma que está estudando. Tudo isso compõe os degraus para seu objetivo maior. A chave para organização são atitudes conscientes, tanto para o presente, como para o futuro. Afinal, nunca vai existir uma fórmula exata para o foco. Somos pessoas com realidades, personalidades e propósitos diferentes demais para comprarmos todos a mesma agenda. 

4 comentários:

  1. Nunca tinha parado para pensar por esse lado! Adorei o ponto de vista ♥
    Beijos
    No mundo da Lari ♥

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu post. Foi tipo o sacolejar que eu precisava da vida, sabe? Eu gosto de ter tudo organizado, planejado e essa sou eu. Eu defino as minhas metas, e mini passos para alcançar essa meta. E isso realmente me ajuda, mas as vezes sinto que os meus planos não saem do papel.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. são depoimentos como o seu que fazem tudo valer a pena ❤ Boa sorte na caminhada!

      Excluir