segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Leituras de Janeiro/2018: o mês dos calhamaços


Durante este primeiro mês de 2018 vocês puderam acompanhar minhas leituras pelo Instagram. Comecei muita coisa, terminei outras e adiei mais algumas. Após a #JornadaMLV, resta fazer um balanço geral de tudo aquilo que li neste período. Foi um mês intenso, com bastante surpresas.

As Duas Torres + O Retorno do Rei
Como eu compartilhei pelo stories, comecei a assistir os vídeos da Tatiana Feltrin sobre O Senhor dos Anéis, e como eu já suspeitava, esta trilogia é um livro  só. Ele foi publicado de maneira separada porque na época havia escassez de papel. Eu li A Sociedade do Anel na última semana de dezembro, terminando o resto um dia antes da maratona começar. Ainda falta eu completar a leitura dos Apêndices, mas confesso que estou achando um pouco cansativo e estou seguindo num ritmo bem devagar. 

Foi uma experiência incrível, de total imersão em um universo. Essa é uma história que com certeza vou precisar reler algum dia. Como eu já havia assistido os filmes, mesmo que há um bom tempo, tinha imagens e cenas na mente, e foi interessante mesclar com as novas informações do livro. A escrita do Tolkien é maravilhosa, e suas tiradas cômicas me surpreenderam. Eu torci imensamente pelos personagens e desejei saber muito mais sobre todos eles (principalmente Tom Bombadil). O epílogo nos Apêndices foi a melhor coisa que o autor me deu, dando a chance de eu matar a saudade da história toda vez que o pego pra ler.

Amazônia 22
Resultado de imagem para amazonia 22Pois bem, estando duas semanas na Terra Média precisei mesclar com outra leitura. Queria ler Os Miseráveis apenas a partir do dia 13 e queria terminar O Senhor dos Anéis até este dia. Para freiar meu ritmo de leitura na trilogia (eu estava devorando a história), peguei este ebook no app do Kindle. Havia adquirido ele grátis fazia muito tempo. 

É uma distopia nacional, que passa numa Amazônia do futuro, cheia de complexos residenciais tecnológicos e um Brasil aparentemente mais desenvolvido. Gostei dos personagens e da jornada ao quais são propostos, porém não tem continuação! O final da história encerra este episódio, mas deixa espaço pra explicar sobre muito mais. Além disso, eu não acho informações sobre o autor em lugar algum, sendo provavelmente um pseudônimo. Não é espetacular, mas capturou minha curiosidade, além de ser uma história com personagens cheios de potencial.

Anne of Green Gable
Comecei por causa da Maratona, mas estacionei. É em inglês, mas não possui um nível de dificuldade muito alto, pois mesmo sendo uma clássico é uma história infanto-juvenil. Pretendo terminar antes de sair a segunda temporada da série na Netflix. Também peguei grátis no app do Kindle, portanto talvez deixe pra terminar quando voltar às aulas, como uma forma de passar o tempo no trajeto.

Os Miseráveis
Para terminar este calhamaço até o dia 12 de março preciso ler 35 páginas por dia. Quem está me acompanhando Instagram está vendo meus flops e vitórias durante essas primeiras semanas. Eu fui  (quase) pega de surpresa com a quantidade imensa de informações e contextualizações culturais que estão sendo apresentadas além da história, mas agora faz muito sentido o tamanho do livro. A edição da Companhia das Letras é linda e fácil de manusear, porém sinto que é frágil e tem ficado facilmente marcada. A quantidade de marcações também já está enorme. Nem cheguei na metade e já sei que no futuro será uma história que vou precisar reler, para apreender o máximo de informações possíveis!

Esse é um pequeno resumo de tudo o que li neste mês. Foi intenso e incrível! Fazia muito tempo que não lia tanto. E vocês? Aproveitaram as férias pra ler também?

5 comentários:

  1. Como não estou trabalhando estou em eternas férias kkkkkkkkk, mas gostei muito da quantidade leitura que você realizou nesse mês, e Senhor dos Anéis e Os Miseráveis está na minha lista, espero ler os dois esse ano!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Eu sou o autor de Amazônia 22 (sim, eu sou uma pessoa de verdade!).
    Em primeiro lugar eu gostaria de agradecer a você por ter lido e resenhado o livro, mas também queria pedir se você poderia reproduzir a sua opinião lá na Amazon, se não for muito trabalho.
    É que até agora mais de 1.000 pessoas já baixaram o livro, mas só uma avaliou, e isso é importante para um livro independente.
    Muito legal o seu blog, divulguei no meu Twitter.
    Fique à vontade para apontar falhas que você encontrou, prometo não perseguir você com uma machadinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fiquei tão feliz de receber você aqui no blog! A Amazon exige que se faça um compra mínima para deixar qualquer avaliação. Assim que eu puder cumprir esse requisito ($$$) ficarei feliz em deixar minha opinião lá. Sucesso!

      Excluir
    2. Ah, eu não sabia desse pequeno detalhe!
      Obrigado mesmo assim, só de você ter divulgado aqui já foi muito legal da sua parte!

      Excluir