segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

10 Formas criativas de organizar sua estante

É incrível procurar referências no Pinterest de estantes grandes e super decoradas com bonequinhos e enfeites aleatórios. Mesmo assim, vamos combinar que nem sempre elas correspondem a nossa realidade, principalmente se forem blogueiros gringos, edições em capa dura, quartos amplos e móveis planejados. 

Só que dá pra absorver muitas das ideias que vemos por aí, apesar das limitações: o que faz uma estante ser incrível são os padrões, a simetria e a praticidade para quem vai usá-la. E como fazer isso? Vou sugerir aqui maneiras de deixar seus livros acessíveis, o que se torna cada vez mais difícil conforme o número for aumentando.


1- Tamanho: 
Ideal para pequenas quantidades, prateleiras e cabeceiras. É a organização mais prática no quesito visual. Quando a maioria dos meus livros eram mais fininhos, foi a melhor forma de tirar a aparência de "coisas entulhadas" da minha estante.

2- Cores: 
Normalmente, é necessário grande quantidade desta ou daquela cor de lombada para que os blocos fiquem bem visíveis. O mais importante aqui é explorar os contrastes e as gradações tonais. Mais abaixo vou citar novamente esta sugestão e como explorá-la.

3- Gênero literário: 
Dispor sua biblioteca deste modo é extremamente funcional para os que possuem muitos livros. Afinal, normalmente quando você vai em uma livraria é assim que procura os títulos. Esta organização ainda te fará conhecer seu gosto literário de maneira simples; aquilo que mais gosta de ler, o que nunca tentou, o que menos gosta de maneira "gráfica".

4- Sagas x trilogias x livros únicos
Pra quem compartilha ou acompanha há muito tempo seus gostos literários na internet é fácil se perder entre as tendências e hypes que surgem a cada estação. A gente começa e abandona séries, se apaixona e larga autores, faz e desmonta wishlists a cada Bienal. Nesta organização, grandes quantidades de livros não são necessárias em nenhuma das categorias, pois ao separar estes grupos a disposição fica automaticamente prática e linda, considerando que sagas costumam ter seus volumes em edições parecidas.

5- Autor
Esta "formatação" possui duas subcategoria: nome ou sobrenome. Ambas serão dispostas em ordem alfabética, para facilitar a procura no seu arquivo. Dependendo da editora ou do que o escritor produz com frequência (sagas, trilogias, coletâneas) você vai conseguir certos padrões estéticos, sim. É só ter paciência e unir sua organização por tamanho na prateleira.

6-Editora
Parente da sugestão acima, porém mais complicada: é necessário conhecer e acompanhar mais o mercado para que tenha algum sentido você se preocupar com a origem empresarial do que está lendo. Pode ser se desmanchar facilmente ao longo do tempo, caso os selos e os grandes grupos com suas editoras associadas não sejam algo familiar pra você.



7- Nacionalidade
Sim! Já parou para pensar que lemos muito mais livros norte-americanos e europeus? Organizar seus livros por origem fará você expandir seus horizontes - para dentro ou para fora -. O Brasil está repleto de novos autores e antigas referências riquíssimas, prontas para serem redescobertas pelos novos leitores que surgem a cada dia.

8- Metas literárias, desafios
Depois que você já escolheu o seu tipo preferido de arrumação, que tal deixar suas metas de 2018 separadas em um cantinho? Além de ir fazendo um checklist automático conforme for lendo, vai facilitar o empurrãozinho na sua memória do que ainda falta ser completado!

9- Pilhas
Tem alguma dificuldade nisso? Aqui você pode trazer dois toques simples que vão enriquecer sua decoração: cor e tamanho. Empilhar livros economiza espaço e disponibiliza novas combinações, além de serem ótimas formas de separar seções com os próprios livros. Cuidado: se você usa suportes mais frágeis tente fazer várias pilhas menores, ao invés de um grande e pesada em apenas um ponto do móvel. É uma dica simples, mas importante de ser lembrada.



10- Tudo junto e misturado

E quem disse que precisa ser uma arrumação só? Na minha prateleira eu fiz um misto de autor-editora-cores-tamanhos-metas. Abaixo, apenas a explicação de uma parte desta mistureba que eu fiz.

As prateleiras não têm a mesma altura entre elas (um pequeno errinho na colocação), portanto é tudo questão de adaptar-se! Primeiro, tive que ver o que dava no espaço de cada uma: livros mais altos e mais baixos. Sabia que deixaria todos os da Intrínseca juntos (é a editora que tenho em maior quantidade), porém só minha coleção do Rick Riordan ocupa um nível quase todo; resolvi uni-la com meus livros da Jane Austen (outra autora favorita), dois de não ficção pra "separar" e os de autoras jovens do Brasil, que inclusive tem lombadas semelhantes. Na ponta, pra facilitar a leitura (e segurar tudo!), o box de Os Miseráveis.

Resumindo:
Eu ainda tenho os livros da gaveta e da cabeceira. Cada um com um método, não tenha medo de arriscar! Afinal, se der errado é só voltar tudo pro lugar em que estavam. Deixar tudo de um jeito só é legal, mas cada um tem uma casa, uma estante, uma quantidade de objetos além dos livros que precisam estar em algum lugar. Sua realidade não deve te limitar, mas te inspirar a deixar seu cantinho cada vez mais com a sua cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário