segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

3 dicas de estudo para o Enem que nunca te contaram


Oi, pessoal! Para quem não sabe, em 2018 vou para o meu 3ª período de Museologia. Fiz diário de estudo/desabafos, já contei sobre minha faculdade e hoje eu vim trazer algumas coias que eu só fui descobrir durante o meu 3° ano do ensino médio mesmo, enquanto estudava para o Enem (ou depois que tudo acabou). Espero que te ajude!

1 - Use o aplicativo do ADOBE READER
Você provavelmente usa Android. Se este é realmente o caso, o seu celular já vem com visualizador de PDF do Google. O que você não sabe é que se baixar este aplicativo poderá fazer marcações e rabiscos no documento, além de poder conectá-lo com o Dropbox . Nesta semana eu resolvi fazer o Enem de 2017, e não precisei imprimir ou pegar a folhinha para anotar as respostas: simplesmente rabisquei no próprio celular. E depois, com a divisão de tela, foi super fácil conferir no gabarito, não me perdi em momento algum! Ah, e eu não fui paga pra escrever isso: é dica de amiga mesmo.

2- Trate o conteúdo como um todo
Calma! Você ainda vai estudar por matérias, separar História por período, climas por região, números em seus conjuntos, separar as conjunções dos verbos. A questão é que você pode tentar ler um texto de geografia em inglês ou prestar atenção na época em que uma descoberta de Física foi feita pra anotar o contexto histórico. Apesar da interdisciplinaridade não limitar-se as Ciências Humanas, quando estudamos em casa parece que esquecemos disso e voltamos a focar só na fórmula.

Um exemplo: meu professor de matemática uma vez parou a aula para comentar o Paradoxo de Zenão (matéria de Filosofia). Isso prova que conforme seus mapas mentais forem evoluindo, e dificuldades forem aparecendo, ao pedir ajuda e sugestões de seus professores, seu estudo irá enriquecer muito, contribuindo para que você não decore, mas aprenda.

3 - Você pode apreender algo quando menos espera
Um grande erro que se comete, já amplamente discutido por professores e alunos, é o da paranoia na hora de se organizar para estudar ou então no desespero por não ter feito isso. Tenho certeza que alguém já te disse pra não ficar acordado de madrugada estudando porque faz mal pra saúde! Então, o que nunca te falaram é que isso realmente é desnecessário porque você pode (e deve!) utilizar seu dia a dia para aprender as coisas.

Vou te dar um exemplo: quando estiver passando a propaganda de vacinação pra febre-amarela, pegue sua mãe de surpresa dando toda a explicação biológica de epidemias, endemias, pandemias, transmissão da doença etc. O conhecimento está em todo lugar, basta se apropriar dele.

Agora conta pra mim: você já tinha ouvido isso em algum lugar? Espero que tenha ajudado a melhorar seus estudos, afinal o ano só está começando. Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário