sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Maratona Star Wars: minha jornada de padawan



Gente, o Enem passou! Se você é vestibulando, meu caro leitor, creio que deve estar tão feliz como eu. Se você foi prejudicado pelas escolas ocupadas, não desanime! Não culpe as pessoas, apenas foque no seu esforço, beleza? Enfim, assim que a prova passou eu tirei uma semana de férias; não estudei, não pratiquei violino, não arrumei o quarto. Ócio total.

Meu foco após a prova foi a minha maratona de Star Wars que eu desejava fazer desde que o Netflix colocou todos os filmes. Antes dessa empreitada eu havia assistido os ep's IV, VII, V e VI - nessa ordem mesmo, em momentos diferentes - e estava louca pra ter uma visão mais ampla da história.

Não vou fazer uma resenha caprichada dos filmes, pois já são de conhecimento da maioria suas qualidades, defeitos e suas histórias. O que pretendo é dar uma pincelada no achei de cada um, alguns desabafos e muitos spoilers (todo mundo já conhece a trama, mas se você não quiser arriscar, o aviso foi dado)Primeiramente, alguns conselhos pra quem quiser se juntar nessa jornada por essa galáxia distante:

1- Paciência, foco. Não desista, o primeiro filme é bem ruim mesmo.
2- A história já faz parte da cultura pop, mas tente se livrar de conceitos já ouvidos pra criar sua própria opinião.
3- Comece pela trilogia original (IV,V,VI) e se gostar do universo, parta para os filmes seguintes (I, II, III).
4- Que força esteja com vocês



Episódio I - Ameaça Fantasma: 
Jar Jar Binks é muito chato. Fiquei perdida até o início do segundo filme sobre a Padmé ser ou não a rainha de Naboo; mudaram tão rápido a condição dela que parecia um esquema de segurança para aquela que estava vestida de rainha, porém não era, porque a que estava vestida que era o verdadeiro esquema. Confuso, né? 

De acordo com a trilogia original Obi-Wan Kenobi foi padawan do próprio Yoda - não tinha necessidade do Quinn Gon Jinn existir - . Ah sim, ainda tem a explicação suuuper sem graça sobre a origem e o funcionamento Força que infelizmente faz sentido, mas por ser de tão ridícula e entediante, o próprio Geoge Lucas já disse para descartá-la.

Resumindo, nunca contei tanto os minutos para um filme acabar. Desabafo feito.

Episódio II - Ataque dos Clones: 
Dá muita vontade de socar o Anakin, porque mesmo já sabendo o que ia acontecer, eu não queria que acontecesse, e o casamento dele com a Padmé destruiu meus senimentos. Outro ponto que dá um revolta é a cena em que a Marcha Imperial é tocada; se você tinha dúvidas de que as coisas iam piorar, a música só confirma. 

Eu já assisti as duas primeiras temporadas da animação Star Wars Rebels (também recomendo), e entre os personagens há um jedi que lutou nas guerras clônicas, e por conta disso há referências o tempo todo ao sentimento de revolta contra os clones, que após assistir o epII, fica tudo bem mais explicado. Não posso esquecer: ver o Yoda lutando é de longe a melhor coisa da trilogia.

Infelizmente, ainda houve uns breves momentos que me senti entediada nesse filme, mas apesar de tudo, eu gostei de Ataque dos Clones.

Episódio III - A Vingança dos Sith
Melhor filme da trilogia. O meu coração foi mais esmagado aqui do que em todos, e apesar disso, eu adorei. Cada passo que Anakin dava tornando-se um Sith era um soco, mas o pior de todos é quando ele entra na Academia e o filme deixa claro o que ele faria com as crianças. Gostei de muitos momentos: a luta dele com Obi-Wan, massacre dos jedis e o nascimento dos irmãos. Além disso, a história fica mais complexa, com mais ãngulos para serem mostrados. Tenho uma tendência a gostar de filmes que fecham sequências, e aqui não foi diferente.


C O N C L U S Ã O: 
Antes de assistir essa trilogia pensava que o período da república fosse aquele em que os conflitos eram mais legais de acompanhar por conta dos jedis, entretanto mudei de ideia. Eu sofri demais pela certeza que eles falhariam. Ansiosa do jeito que sou, só queria acabar logo tudo pra ver os rebeldes em ação contra o Imperador, que é revelado como o maior vilão de todos. Quanto ao Anakin, os fins não  justificam os meios, contudo, a redenção dele ao fim de toda a saga faz muito mais sentido após ter visto estes 3 filmes e me deixou muito feliz também.

No próximo post tem a continuação, com minhas opiniões sobre os episódios IV, V e VI. Beijos, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário