sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Você não é uma máquina


Estava vendo um vídeo no TED sobre inteligência artificial, e comecei a pensar numa coisa: estamos tentando deixar as máquinas mais humanas, enquanto os humanos querem ser uma máquina. Um pouco exagerada minha afirmação? Talvez, mas não desista desse texto e acompanhe minha linha de pensamento.

Estamos cada dia mais preocupados com a nossa produtividade (me incluo nisso), buscando aplicativos, programas, planners, estudo e trabalho em grande parte do nosso dia. Isso é ótimo, com certeza; eu sou um belo exemplo de como acordar um pouco mais certo e fazer várias coisas durante 24hrs geram uma sensação de alegria e dever cumprido. Enquanto o oposto (procrastinar em excesso, total desligamento) nos faz mal, ter essa obsessão por produzir cada vez mais nos afeta também. Normalmente nos esquecemos disso.

Lembro do dia em que o WhatsApp foi bloqueado. Apesar de estranhar nas primeiras horas, veio uma sensação de liberdade e leveza. Ficar metade do dia sem ouvir o barulho das notificações ou ficar sem me preocupar com as mensagens acumulando nos grupos foi incrível. É nessas horas que percebemos o quanto é bom ficar apenas com nós mesmos, com pai, da mãe e o papagaio. Como é bom abraçar a calmaria e pedir "por favor" que ela não vá embora.

Admito que odeio ficar sem nada pra fazer, mas também admito que depois de algum tempo correndo e cheia de tarefas meu maior pedido é "cama!". Também adoro estar com meu fone de ouvido enquanto estou arrumando o quarto, lavando a louça, escrevendo... Ou seja, faço quase tudo com música; porém, existem momentos que a nossa consciência é a melhor companhia que podemos ter, com sua a voz calma, porém firme. Enquanto escrevo esse texto numa velocidade que cada "enter" para o próximo parágrafo me surpreende, me recuso a colocar qualquer trilha sonora. Também faço  parte do grupo que precisa se escutar mais, e imagino que você também.

Quando digo que precisamos do silêncio, não estou recomendando reclusão total ou simplesmente desligar o wifi. Estou recomendando apreciar as pequenas reflexões que temos com nossos próprios sentimentos. O mundo anda tão egoísta, rancoroso, cheio de mi-mi-mi... Sejamos nós as pessoas a verdadeiramente nos importar mais com o que está a nossa volta. Que a cada dia nos lembremos que não somos máquinas e que um simples "bom dia" ou "obrigado" deixa tudo mais agradável. Você precisa de descanso, amor, paz, Deus, uma relaxante brisa na sua janela, o som do mar, os passarinhos cantando, a chuva pra te molhar.

Porque um pouco de preguiça não faz mal a ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário