Pinterest. Earth = Planeta Terra. Art = Arte |
Depois do que aconteceu com o Museu Nacional, ficou a pergunta: tamanha comoção reflete realmente o valor que damos para cultura no Brasil? Quando consideramos as desigualdades sociais, percebemos outra dificuldade no acesso a estes conhecimentos. Além disso, não podemos esquecer da péssima educação da maior parte da população. Por isso se você já está lendo esta lista, use essa oportunidade para ajudar outras pessoas e para valorizar este seu momento ainda mais.
1 - 12ª Primavera de Museus: uma chance para conhecer as instituições culturais.
É HOJE! Dos dias 17 a 23 de setembro. Eventos nos museus do Brasil inteiro, de norte a sul. O tema deste ano valoriza a educação nos museus. Achei extremamente necessário e pertinente. Depois do que aconteceu no Museu Nacional, aproveite e valorize o museu mais próximo de você. No site do Ibram você encontra todos os detalhes, clique aqui. Lembrando que durante semana normalmente os museus possuem dias gratuitos. Aproveite para conhecer o que está sendo produzido a longo prazo também.
2 - Literatura nacional: impulsione esta indústria
Impossível falar de educação e cultura sem falar de incentivo a leitura. O mercado editorial no Brasil é relativamente pequeno e restrito. Se você pensar na quantidade de autores nacionais independentes, este fato se torna ainda mais evidente. As editoras têm margens estreitas para apostar em novidades, normalmente lançando livros que já fazem dinheiro no exterior. Mude isso lendo, acompanhando e divulgando a nova geração de escritores do Brasil
3 - Cientistas brasileiros e seus projetos
Ainda pensando na diferença que uma boa divulgação faz, tente se informar quanto aos campeonatos, olimpíadas, torneios de ciência em que brasileiros estão fazendo a diferença aqui e lá fora. Quando souber de algo, compartilhe! Leia nossos teóricos sobre assuntos que te interessam. Existe pesquisa e ciência no Brasil, sim! Sites de universidades e museus são um bom começo para você mergulhar neste universo, além de diversos youtubers que produzem conteúdo sobre educação. Indico o BláBláLogia e a Débora Aladim, cada um no seu estilo. No último post do blog também dei mais dicas.
4- Música brasileira além da mídia
Gosto não se discute, mas há muito mais música brasileira do que sertanejo universitário, funk e pagode. Normalmente, estes estilos são absorvidos rapidamente pela mídia e estão cheios de influências do mercado internacional. Escutar estes estilos não é errado, mas que tal procurar mais sobre a história da música brasileira? Ou então, usar serviços como o do Spotify para descobrir os mais diferentes tipos de artista? Mergulhe!
5 - Instagram e Facebook: use os algorítimos a seu favor
Pegue seu celular agora e responda: quantas pessoas você segue? Agora, quero que liste mentalmente os perfis que você mais curte ou assiste. Duvido que seja metade do total que você pretendia acompanhar. Isso acontece porque as redes sociais moldam seu perfil de entretenimento, logo, se você quer muito ver algo novo precisa utilizar isto a seu favor. Acompanhe os perfis de museus, centros culturais, autores, bandas independentes, universidades. Enfim, transforme seu feed em algo útil e informativo.
FACEBOOK: Procure e marque "tenho interesse" nos mais diversos eventos de instituições culturais. Com o tempo, todo evento destas páginas aparecerá no seu feed. Outra dica é para quando você curtir uma página no Facebook. Escolha se quer as publicações aparecendo normalmente no seu feed ou se deseja vê-las em destaque. Além disso, pode acionar as notificações.
INSTAGRAM: Passe mais tempo nos stories dos perfis que aparecem menos pra você, assim essas atualizações assumirão as primeiras posições na lista de stories a serem assistidos. Também use a função "salvar" para marcar todo conteúdo relevante. Dá um pouquinho de trabalho, porém na função de busca, mesmo que já esteja seguindo, procure várias vezes ao longo de alguns dias o perfil que deseja receber mais atualizações. E faça uma faxina na sua conta. Exclua os perfis que são completamente desnecessários?
6 - Converse! Incorpore estes valores
É importante que falemos destas questões, que elas se tornem parte do cotidiano para que não as esqueçamos. Comente com seus amigos e família tudo de interessante que aprender. Ah, e siga o perfil do ECC no Instagram, lá sempre tento levantar esses debates e adoraria sua participação.
Lembre-se sempre: a cultura está em você. Valorizar a educação deve partir de todos nós. Somente incorporando e dando valor a estas questões poderemos cobrar melhores orçamentos, mais transparência e incentivo às essas áreas. Espero que tenham gostado. Até o próximo post! Achou que eu deixei algo de fora? Diz pra mim que eu faço uma parte 2 com as sugestões!
Nenhum comentário:
Postar um comentário