segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Melhores leituras de 2017

Neste ano que se passou, apesar da faculdade, consegui cumprir minha meta de 30 livros (e ultrapassá-la!). Tive algumas surpresas, vindas inclusive de leituras obrigatórias que precisei cumprir ao longo de ano. Eu não consigo fazer uma lista qualificando o melhor ou pior, então peguei minhas anotações (que estão fora de ordem) e selecionei os melhores livros de 2017. Nada melhor que começar 2018 relembrando o que foi bom nesses 12 meses que se passaram.

Lembrando que grande parte dessas leituras foram comentadas em tempo real no Instagram do blog, principalmente durante as maratonas e projetos literários. Algumas fotos daqui são dos registros que fiz ao longo deste ano no perfil. Não estou considerando as releituras, apenas o que foi de inédito em 2017.


TRILOGIA THRAWN 
Já comecei roubando. Esta trilogia de Star Wars fala sobre o período logo após a vitória da Aliança Rebelde, com os irmãos Skywalker, além de outros personagens já conhecidos, lutando para restabelecer a República. O que eles não esperavam é que um almirante do Império, até então desconhecido, se tornaria o principal obstáculo para o fim definitivo da guerra, com sua frieza e talento militar quase sempre a prova de erros.


MANSFIELD PARK
Mais uma vez Jane Austen me confirmou porque ela é minha autora favorita. Com personagens e um cenário incrível, este livro com certeza precisava entrar na lista de melhores do ano. Quando eu li Persuasão cometi o erro de procurar fragmentos de Elizabeth Bennet por toda história. Agora, eu entendo que cada obra de Jane tem sua marca, e por conta disso, tive uma experiência única e tão boa quanto em Orgulho e Preconceito, mesmo com motivos diferentes.


O PODER DO HÁBITO
Eu não estou acostumada com não-ficção, mas este livro foi uma experiência incrível e me deu uma vontade imensa de ler mais sobre o assunto. Fiz resenha dele no blog e utilizei seus conceitos para escrever um pouquinho sobre organização. Foram posts que ameio escrever e só comprovaram o quanto este autor me marcou em 2017.

OS ÚLTIMOS DIAS DE KRYPTON
Depois do meu contato com uma ficção mais adulta nas férias me senti pronta para ler esta história. Outra surpresa. comecei confusa com os nomes dos personagens e achando o andamento da narrativa arrastado. Com o tempo, me envolvi com a trama. Esta é uma história de "como" e não "o que aconteceu", então isso enriquece ainda mais a habilidade do autor em nos prender. Também tem resenha no blog.


COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ
Eu não sou de ler romances contemporâneos, apesar de amar assistir comédia romântica na Sessão da Tarde. Isto ocorre porque normalmente acho os personagens chatos e superficiais, prefiro histórias em que a formação de um casal se entrelaça com outras questões principais. Portante, este drama não era algo que eu esperava gostar tanto. Escrevi sobre ele também. Li rápido porque a história me captou, e não por ser uma leitura molenga ou superficial.

DOM CASMURRO
Este livro entra aqui por dois motivos: primeiro, porque é muito bom mesmo; o outro ponto é o fato de após muito tempo enrolando para ler Machado de Assis eu finalmente tomei vergonha na cara. Na #MLI2017 tive contato com duas histórias dele e este livro foi a estrelinha dourada da maratona, além do citado acima. 

SOZINHA NO MUNDO
Eu já falei sobre o quanto gosto dos livros do Marcos Rey. E ele não decepcionou. Foi um livro que peguei na estante de troca da minha faculdade, e por isso uma dupla surpresa de ter tido contato com ele em 2017. Que personagens! Que trama! Espero fazer uma resenha em breve. Foi uma experiência recente, que comentei mais no stories do Instagram do ECC;.

Espero que 2018 seja ainda melhor. Já defini algumas metas para este ano (e principalmente para este mês!), e em breve teremos novidade. Por questões práticas e de instantaneidade costumo usar muuuito mais o perfil no Insta. As novidades sempre aparecem primeiro lá, então siga o blog! Feliz ano novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário