segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

10 metas simples para o seu estudo de inglês


Há bastante tempo aqui no blog eu me propus a fazer um diário de estudo sobre meu progresso no inglês. O problema foi que eu não encontrava esta evolução no meu nível de aprendizado e também não enxergava coisas interessantes referentes ao aprendizado deste idioma que merecessem ser compartilhadas. Engano meu. 

Quando a gente tenta aprender algo novo precisa contar cada pequena vitória, cada "primeira vez" vencida. E foi repensando isso que decidi listar para vocês algumas situações aparentemente insignificantes, embora carregadas de longos processos. Decidi focar no inglês porque é a língua que estou em contato faz bastante tempo, porém é importante dizer que estou um nível intermediário neste idioma, longe de ser fluente. Minha pequena experiência com o francês está neste post.

Espero que esta lista também funcione como pequenas metas para que o seu estudo fique menos engessado, fazendo com que você perceba o quanto já caminhou até aqui ou ainda precisa caminhar. Vamos lá? 

1. Leitura de estampas nas camisetas com facilidade: é incrível bater o olho e em poucos segundos entender o texto, mesmo que ninguém esteja te pedindo a tradução dele.

2. Entender as palavras nas músicas separadamente, e depois, seu significado: a gente esquece que ao ouvir algo em uma outra língua pela primeira vez tudo parece um coisa só. Você não consegue diferenciar as sílabas, fonemas ou palavras. Mesmo que você não saiba o significado de todas, ao conseguir indicar onde começa e termina uma frase demonstra que a língua não é mais uma estranha para você, já parou para pensar nisso? Este é o primeiro passo para não pensar em português.

3. Ler e compreender sem traduzir: você simplesmente sabe o que aquilo tudo escrito quer dizer. Mesmo que apenas o contexto, tem momentos em que você sabe que não precisa olhar uma tradução. E por isso...

4. Não consultar uma tradução também é demais.

5. Traduzir isoladamente esta ou aquela palavra durante a leitura também demonstra evolução.

6. Entender piadas e expressões do cotidiano: já experimentou assistir Jimmy Falon e compreendeu quase tudo sem legenda, com eles gargalhando, fazendo ironias e interagindo com a platéia? É um ótimo exercício.

7. Assistir um filme sem legenda: se for um que você já viu dublado também vale. No meu caso cito Frozen, Origem dos Guardiães e Como Treinar o Seu Dragão 2, além de alguns da Barbie.

8. Entender o Pato Donald sem legenda: olha, muitas vezes eu não entendo coisa alguma que ele fala mesmo quando está em português. Quando eu assisti O Conto de Natal do Mickey em inglês e sem legenda, e compreendi várias parte, felicidade define. Parece bobo, mas realmente encarei como uma vitória.

9. Textos em inglês na faculdade não te assustam: em Museologia há muito material em francês e inglês. Ao ter a possibilidade de ler em outra língua, as portas se abrem de uma maneira incrível.

10. Entender e comparar coisas novas da sua língua-mãe, até então totalmente naturalizada, por estar em contato com uma outra mentalidade linguística. Para quem não sabe, o idioma influencia e é influenciado grandemente pela cultura do grupo social que o utiliza.

Pessoal, espero que vocês tenham aproveitado essa troca de experiências. Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário