quinta-feira, 9 de março de 2017

O poder do hábito: dicas de organização (vida real)


Uma coisa que eu aprendi é que não adiantar fazer um agenda fofa e colorida, dividir em 3984563 cadernos cada meta da sua vida ou fazer um bullet jornal quando você não tem tempo pra isso. Existem dezenas de blogueiras contando suas rotinas matinais com seus planners que foram dados ou adquiridos com um belo desconto em troca de publicidade. Não há problema algum nisso, é importante ressaltar, mas essa realidade é restrita a um grupo pequeno comparado àqueles que trabalham e/ou estudam e possuem uma rotina pesada. Organização precisa ser medida de sobrevivência: deve estar agarrada ao seu cérebro, como parte de quem você é e como põe em prática suas tarefas.

Vamos revisar 4 definições práticas, mas que esquecemos com facilidade.

1) Aprenda com O poder do hábito. [Livro já resenhado no blog, confira.]
Uma coisa que o livro é sobre o loop do hápito. Tudo que nós fazemos automaticamente consiste uma estrutura simples, que o autor explora e abrange ao longo do livro. (Muito) resumidamente: a deixa é o ato inicial, o que diz ao cérebro que a rotina será realizada; transforma-se em um hábito por conta da recompensa que você cria para si mesmo ao final daquela rotina.

Como usar isso na organização? Para que o ato e anotar/riscar/checar se torne um hábito você precisa criar um padrão. Uma deixa para o momento de parar e pensar no seu dia, criar uma rotina (não é fácil, o próprio autor reconhece) e a recompensa ao final daquilo.




















Exemplo: você decide começar a fazer exercícios logo depois que chega do trabalho. Então a sua deixa é chegar do trabalho e colocar seus tênis. A rotina é a corrida em si e a recompensa: um bombom na volta para casa! Dessa forma você sempre tem algo a esperar depois da corrida, e a recompensa acaba se tornando o motivo pelo qual você continua a praticar a rotina. Aí de repente você se pega no meio do dia esperando pelo momento em que vai comer o bombom, e é aí que se criam os hábitos.

2) Divisões eficientes
Nada 38947684397 cadernos, mas também nada de apenas 1 recurso. Deve existir um equilíbrio enrte os planejamentos a longo prazo e o utilizado em questões emergenciais. Minha sugestão? Uma agenda boa, simples, de tamanho médio com planejamento mensal (penso que planners são pra quem já domina a arte de anotar) e um calendário no celular com lembretes rápidos, como "padaria" ou "mandar mensagem pra fulano".

Organizar pode não ser algo automático de incorporar e dar até certo trabalho, mas o ideal é que seja o mais otimizado e simples possível. Se não for simples, que seja por seu prazer em fazer esse tipo de coisa. Afinal, eu gosto de uma boa agenda e tem muita gente por aí também.


3) Flexibilidade
Talvez você descubra que suas ideias iniciais não estão dando certo. Hora de parar e pensar no que está de deixando perdido, sem culpa. Vai que você descobre que anotar não serve pra você? Hora de buscar alternativas.

4) Alternativas
Uso do despertador com um lembrete ou uma palavra-chave, desenhos colados na parede, gravação de voz, mural com post-its, entre outros. Óbvio que também requerem tempo ou um pouco de escrita, porém com paciência você com certeza vai descobrir formas de sistematizar suas tarefas.

Galera, é isso! Espero ter ajudado. Compartilhe com aquele seu amigo enrolado, que tal? Beijos!

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