quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Fandoms, exagero e outras coisas

Já faz algum tempo desde a última vez que escrevi sobre algo que envolva minha opinião. O que me deu inspiração para o texto de hoje foi o simples fato de anteontem, 18/08, ser "comemorado" o aniversário de 22 anos (na contagem real, mas de acordo com as últimas obras, 17)  de Percy Jackson. Essa foi minha primeira saga, e podem até não ser livros perfeitos, mas em outubro vou completar 5 anos de semideusa. Rick Riordan realmente se tornou uma parte importante da minha vida, e depois que o último livro foi lançado, meu carinho pela história do garoto de 12 anos que descobre ser um semideus aumentou ainda mais.

Onde quero chegar com isso: ser fã é algo incrível. Você conhece pessoas (não me refiro só a internet, viu? fiz muitas amizades reais por causa de PJ), ganha interesse por coisas que nem imaginava gostar. É simplesmente incrível e empolgante quando você descobre que seu(sua) cantor(a) favorito(a) vai lançar algo novo ou que seus livros/filmes/séries vão ganhar uma continuação.

Mas sem exagero, pode ser?

Tem muita gente por aí ofendendo qualquer um que não goste das mesmas coisas que você. É diferente debater e tentar um convencer ao outro do que ficarem se ofendendo. Porque, sejamos sinceros, aquele artista não vai acrescentar nada de útil a sua vida; pode te inspirar, te dar autoconfiança, alegria... Mas útil? Acho que não. Mesma coisa para os livros: cada um deles vai deixar algo em você de especial, mas nem todos são incríveis e maravilhosos ao ponto de te fazer "evoluir".

Outra coisa que me irrita é quando a criatura tem a cabeça fechada pra entender os erros do artista ou de sua obra; claro, no início acho que somos todos assim - eu era assim quando virei semideusa e hoje percebo como era chata. Nada é perfeito, então não vai ser o(a) autor/autora, cantor/cantora, ator/atriz que será uma exceção. Amigas belibers, esse parágrafo é pra vocês.

Num tempo onde todo mundo quer saber mais do que o outro sobre a vida do artista, já está mais do que na hora de lembrarmos que para ser um fã não adianta nada disso. Existem muitos posers por aí que sabem tanto quanto você (tipo eu, em relação ao Justin Bieber: não gosto dele, mas tenho amigas belibers e a gente acaba pegando por osmose), vão em mais shows/sessão de autógrafos/pré-estréia de filmes porque tem grana pra isso, mas nenhum desses itens os fazem serem fãs de verdade.

Pra mim, fã é aquele que tem bom senso. Admira alguém, se importa com este alguém, porém sua vida não é sugada por causa disso. Fã é aquele que faz tudo o que pode pra se sentir mais perto do(a) admirado(a); e caso ele(a) não exista, finge que sim e se transporta pro mundo do personagem. É aquele que vai querer espalhar para o mundo seus gostos pra ter com quem conversar, ou então vai guardar lá no íntimo porque sente ciúme de ter que dividir este amor todo com mais alguém.

E vocês? São fãs de alguém ou de alguma coisa? Conta nos comentários! Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário