Nos dias 3 a 13 de setembro, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro vai começar! Estou fazendo contagem regressiva desde a Bienal de 2013, quando saí do Riocentro. Para aquela edição eu fiz uma série de posts com dicas para aproveitar ao máximo esse passeio tão especial! Resolvi fazer uma junção dessas dicas antigas e colocar outras aqui pra vocês:
1 - Conheça o espaço.
No site da Bienal tem diversas informações! Um mapa do Riocentro, os horários, um mapa para explicar como chegar até lá... Vale a pena perder um tempinho e se informar. Também dá pra comprar o ingresso online, o que eu recomendo sem sombra de dúvidas!
2 - Conheça a programação.
Faça uma lista com todos os eventos oficiais e com os eventos das editoras no dia em que planeja ir. Os horários podem se chocar e você terá que escolher; dependendo da popularidade do autor, do livro ou da editora, as senhas acabam rápido, então também chegue cedo.
3 - Existem filas. Muuuitas filas
Nunca despreze um espaço vazio para sentar. Além de o local ser enorme, as filas são gigantes na maioria das vezes e por isso...
4 - ... Tente ir pra lá de manhã
Porque além de ter muita coisa pra ver, as filas demoram e isso te tira um tempo precioso. Se você for a tarde, fica ainda mais difícil de aproveitar o máximo possível
5 - Use roupas confortáveis
Pense comigo: muito tempo andando, filas, multidão, calor (Rio de Janeiro né, gente). É ótimo estar bonito nas fotos, mas não coloque isso como prioridade. Meninas, evitem vestido curtos, saias curtas, calças e shorts muito justos. O ideal são roupas frescas, mas leve um casaco, porque onde a Bienal é feita tem muita vegetação nos arredores, e no fim do dia sempre tem uma brisa gelada.
6 - Leve comida e água.
Lá é tudo muito caro! Lembro de já ter visto garrafinhas de água por R$5 e salgados por quase R$10 (!!!). Apesar da agitação, nas partes abertas costuma ser bem tranquilo, o que é ótimo pra descansar e comer com calma.
7 - Pesquise preços
Quando você entrar no evento, vai querer comprar tudo. Mas controle-se. Muitas vezes os preços dos livros estão a mesma coisa que na livraria; existem muitas promoções bombásticas, é verdade. Principalmente nos dias finais! Faça uma listinha e vá comparando: com isso, a economia aumenta e você pode conseguir comprar até mais coisas que imaginava.
8 - Atualize-se
Como existem muitos eventos, promoções e tudo que te deixa maluco, não deixe de seguir os autores, as editoras, os booktubers nas redes sociais. Assim você não perde nada e depois não bate aquele arrependimento.
Tem mais alguma dica? Coloca nos comentários pra eu ver!
Espero que tenham gostado! Beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário