segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Pinterest ou We Heart It: qual a melhor plataforma de imagens?


O blog agora tem um perfil no Pinterest.  Falaram tanto, que me rendi a ela. Por outro lado, já uso o We Heart It há 4 anos, então a comparação foi inevitável. Neste post, vamos conversar um pouquinho sobre qual acho melhor. Vou utilizar vários critérios: beleza das imagens, critério de busca, modus operandi e o aplicativo.

Imagens
Pinterest: mescla imagens "tumblrísticas", fotografias aleatórias, com designs gráficos, curiosidades. Isto se dá pelo amplo uso da rede por blogueiros e youtubers, no qual as imagens se tornam hiperlinks para o conteúdo postado atrelado a elas. Pra mim, flerta com o empresarial.
We Heart It: muito mais fotográfico e sentindo a vibe do Instagram desde o início. Porém agora, anúncios se mesclam, e miniaturas do Youtube com vídeos anexados aparecem. Você tem uma variedade imensa de perfis e assuntos, mas o feed inicial tem um aspecto "grunge-fashion-clean".

Ferramenta de pesquisa
Pinterest: fiquei muito surpresa ao ver a quantidade imensa de conteúdo indexado em português, não só em inglês. O mecanismo de busca nos leva em bons conteúdos em ambas as línguas, e os usuários também contribuem para a acessibilidade utilizando o nosso idioma. As palavras-chave que são associadas a sua pesquisa ajudam a deixar o produto final mais específico.
We Heart It: ponto negativo da rede. Coleções, perfis, categorias? Tudo em inglês. Além disso, não possui a função de categorias relacionadas por proximidade de assunto como o Pinterest.



Modus operandi
Pinterest: toda imagem que você deseja salvar precisa estar anexada a uma pasta. Como vocês vão perceber, a quantidade de pastas na conta do blog não está pequena, sendo que a criei esta semana. Achei cansativo e frio. Não é divertido, é para pesquisas específicas com indexação mais personalizada, na função "subpastas". A personalização do conteúdo "explorar" é rápida e específica, não dando muita margem para novas descobertas de imagens; apenas no site isso melhora. Falarei sobre isso no próximo tópico.
We Heart It: você pode "heartear" as imagens aleatoriamente, e elas ficarão no seu perfil, como a função "curtir" do Twitter, em que tudo fica disponível. Mesmo assim, pode organizar em coleções. É mais aleatório, mais divertido. Menos funções e especificidades, cumprindo a função de distração. Além disso, é possível ver separadamente aquilo que os perfis que você segue estão postando, o que eu acho uma super canalização de conteúdo.

Aplicativo
Pinterest: visual limpo, mostrando as imagens de maneira integral, exceto em casos de um tamanho muito grande, sendo a maioria delas retangulares na vertical. Por outro lado, só consegui personalizar as configurações e salvá-las corretamente no computador. A plataforma funciona visualmente melhor também no site, com um feed "explorar" mais cheio de atalhos e sugestões. No app, parecia que ele não queria me deixar sair uma caixinha. 
We Heart It: pensado para celular. O site da plataforma é pesado, desorganiza as imagens e atrapalha o dinamismo da função "heartear". No app, a disposição das imagens e a utilização ficam mais fluidas, até porque na miniatura o tamanho é padrão. 

E então, qual a melhor? Depende do seu objetivo. 
Diversão, imagens bonitas, pesquisas menos específicas e inspiração? We Heart It. 
Indexação eficiente, conteúdo encorpado e incremento na sua produção de conteúdo? Pinterest.

Estou muito curiosa pra saber a opinião de vocês, deixem nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário