sexta-feira, 13 de abril de 2012

Titanic - 100 anos

100 anos se passaram e o Titanic ainda é muito falado:

o que foi o Titanic? Ficheiro:RMS Titanic 3.jpg
O RMS Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast, na Irlanda do Norte. Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, na madrugada do dia 14 de abril de 1912. Até o seu lançamento em 1912, ele foi o maior navio de passageiros do mundo.
Com 2.240 pessoas a bordo, o naufrágio resultou na morte de 1.523 pessoas, hierarquizando-o como uma das piores catástrofes marítimas de todos os tempos. O Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época e foi popularmente referenciado como "inafundável" - na verdade, um folheto publicitário de 1910, da White Star Line, sobre o Titanic, alegava que ele fora "concebido para ser inafundável". Foi um grande choque para muitos o fato de que, apesar da tecnologia avançada e experiente tripulação, o Titanic não só tenha afundado como causado grande perda de vidas humanas. O frenesi dos meios de comunicação social sobre as vítimas famosas do Titanic, as lendas sobre o que aconteceu a bordo do navio, as mudanças resultantes no direito marítimo, bem como a descoberta do local do naufrágio em 1985 por uma equipe liderada pelo Dr. Robert Ballard fizeram a história do Titanic persistir famosa desde então.


O novo filme, em 3D:

http://capricho.abril.com.br/blogs/play/files/2012/04/FOTOBLOGCHAMADA.jpg Aproveitando o centenário do naufrágio, ocorrido na   madrugada de 15 de abril de 1912, e a recente febre do 3D, é relançado neste formato o drama romântico "Titanic".O diretor canadense James Cameron atingiu com o filme original a arrecadação mundial de US$ 1,8 bilhão, a primeira vez que um filme em toda a história do cinema chegou a essa marca.Doze anos depois, Cameron bateu o próprio recorde com "Avatar", cuja renda internacional chegou a 2,7 bilhões de dólares. "Titanic" também ocupa o pódio dos maiores recordistas do Oscar, vencendo 11 estatuetas em 1997 - resultado só alcançado antes por   "Ben-Hur" (em 1959) e depois, por "O Senhor dos Aneis - o Retorno do Rei" (em 2004).Novas versões sobre o que pode ter contribuído para o desastre, como as marés e até miragens noturnas, não param de surgir. Pelo visto, a mística do Titanic não vai esgotar-se nestes primeiros cem anos. (Texto de Neusa Barbosa, do Cineweb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário