Look 1:
Partindo do principio que duas pessoas podem ter o mesmo peso e a mesma altura, mas com uma distribuição corporal completamente diferente, a informação gorda ou magra, não ajuda muito na composição de um look ideal. Resolvi explorar este tema dividindo-o em partes.
Vamos explorar nesta primeira parte alguns segredinhos para um corpo em formato de triangulo invertido?
Goldie Hawn
Achei bem legal analisar o look de Goldie Hawn, pois a atriz não é gorda, ou seja, como falei anteriormente, compor um look ideal está mais relacionado ao formato do corpo de uma pessoa e não a ser gorda ou magra.
Compor um look ideal é como brincar de ilusionismo, você destaca aqui, esconde ali, cria ilusões de alongamento, enfim usa as roupas e tendências a favor de seu biótipo.
Um corpo no formato triângulo invertido deve desviar a atenção da parte superior de seu look e investir em peças que destaquem a parte inferior. No look de Goldie Hawn o corte em um ombro só com detalhe plissado faz justamente o contrário. Na realidade o look dela seria perfeito para uma mulher com formato de corpo triangular.
Uma composição de festa, como é o caso da foto, ideal para Goldie Hawn e todas as mulheres com formato de corpo triângulo invertido seria:Em uma composição com duas peças:
- A peça superior ter um decote em “V”
- A peça superior mais escura que a inferior
- A peça inferior ter detalhes como babados, bordados, rendas e principalmente um corte que crie volume.
- Uma acinturada na cintura também ajuda muito.
- Que o decote do vestido fosse em “V”
- Que caso o modelo tenha mangas elas não sejam volumosas e com detalhes
- Que o modelo seja acinturado
- Que a parte inferior tenha volume
Uma Composição Ideal de Look Básico para Mulheres com Formato de Corpo Triângulo Invertido
Na foto acima temos o mesmo princípio de composição de look, anteriormente falado, com peças da moda inverno 2011. O decote em “V” da blusa (o tom da peça superior é mais escuro que o da peça inferior), o acinturamento dado pelo cinto e o volume na peça inferior dado pela pantalona.
Outro, mero, detalhe que faz uma diferença enorme é a bolsa grande carregada ao lado do corpo em vez do ombro, pois ela desvia a atenção para a parte inferior do look.
Olhando de maneira isolada são apenas alguns detalhes, mas a diferença que eles conseguem criar em um look é o que torna uma composição amiga ou não.
Look 2:Beyoncé
Como sempre gosto de enfatizar, não é uma questão de ser gorda ou magra que define as escolhas certas ou erradas na composição de um look ideal. O que realmente conta neste momento é o tipo de corpo que a pessoa tem, já que na realidade, as gordurinhas a mais só fazem evidenciar o formato de um corpo.
No caso do look de Beyoncé, na foto acima, podemos constatar alguns truques para disfarçar seu formato de corpo triangular. Vamos ver quais foram os truques que ela usou?
Pense na composição de um look como uma brincadeira ilusionista. Destacamos o que queremos mostrar e desviamos a atenção do que queremos esconder. A camisa de Beyoncé tem um belo decote que cria algumas pregas, além de ser folgadinha e mais clara que a peça inferior, ou seja, ela chama atenção para parte superior do corpo, fazendo com que os olhares se concentrem nesta região.
A calça jeans, por sua vez, já é escura e totalmente lisa (só deveria ser menos justa e um pouco mais comprida). Outro detalhe é que ela tem a cintura baixa, modelo que dá ilusão de menos bumbum. Não amei o look, mas não tem como negar que seu conceito segue regrinhas básicas para um corpo no formato triangular.
Neste outro look o vestido é bem básico, mas o pequeno detalhe no ombro cumpre a mesma função que falei anteriormente, ou seja, ele desvia a atenção para a parte superior do look. Os maxi brincos também servem para o mesmo propósito.
Detalhes que Fazem a Diferença em Looks para Corpos no Formato Triangular:
- Maxi colares;
- Maxi brincos;
- Cores mais claras nas peças superiores;
- Detalhes na parte superior do look como babados, mangas bufantes, aplicações e bordados;
- Apostar em looks com a parte inferior lisa e sem detalhes.
Alexa Chung
Ser uma pessoa bem informada sobre tendências de moda de uma estação nos torna aptas ao poder da escolha, mas, em momento algum, deve nos obrigar a coisa alguma. Lembre-se que informação é poder e usar esse poder escolhendo o que nos convém e, principalmente, o que não, é sabedoria.
Achei interessante usar o look de Alexa, já que a saia mídi é o tipo de tendência, que considero perigosa e que exemplifica muito bem essa coisa de usar tendências só por serem tendências. A composição de Alexa Chung está perfeita (para ela e para mulheres com um biótipo igual).
Alexa é magra e alta, bem longilínea. Li que ela tem 1,73 cm (creio que ela mede bem mais, já que na saída do desfile da Chanel estive lado a lado com ela e não acredito que nossa diferença de altura seja apenas 3 cm), ou seja, um corpo que não sofre as consequências de uma saia mídi e que está bem longe do nosso perfil brasileiro.
O preocupante é que tenho visto muitas mulheres usando esse comprimento de saia e sofrendo um efeito achatador de silhueta bem visível. Sabe quando você olha para uma pessoa e fica pensando como ela encolheu e engordou? Pois é! Pequenos detalhes em um look fazem toda a diferença e no caso da saia mídi o comprimento é um detalhe inimigo.
Um hábito muito comum em nós mulheres é vermos o look de alguma amiga ou celebridade fashionista e desconsiderarmos que o que veste bem em uma pessoa nem sempre fica igual em outra. Aquela coisa de “ficou lindo nela, quero um no mesmo estilo ou até igual”.
O look de Alexa, por exemplo, é lindo e eu adorei, mas sei que em mim não ficaria igual, já que não sou tão magra quanto ela e acabaria aparentando quilinhos extras que não tenho.
São erros assim que comprometem qualquer composição de look, pois um look ideal tem que buscar acima de tudo uma valorização pessoal e não ser um cabide de tendências.
De que adianta estar super na moda e não saber usá-la a nosso favor?!
Antes de apostar em uma tendência na composição de um look ideal veja sempre se ela lhe favorece.
Look 4:
Se você é super magrinha, o ideal é criar formas que valorizem sua silhueta. Você consegue isso usando diferentes combinações dos itens a seguir: Peças com detalhes horizontais (listras, por exemplo).- Cintos largos.
- Bolsos aparentes.
- Pregas.
- Babados, mangas volumosas, balonê e volumes em geral.
- Tecidos com texturas
- Sobreposições
- Contrastes de cor
- Cores vivas e claras.
Nas fotos abaixo, de desfiles recentes, dá para entender um pouco melhor os tópicos que mencionei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário