segunda-feira, 28 de agosto de 2017

6 erros de principiante na Bienal do Livro


2015

Eu sou apaixonada pela Bienal do Livro, e pra quem não sabe, começa nesta quinta-feira (31) e vai até 10 de setembro. Escrevi sobre em 2013 (Manual de sobrevivência 1, 2 e 3.) e 2015 (dicas e a minha experiência). Recomendo dar uma lida nisso também.

Depois de ensinar e repetir o que você devem fazer, hora de pensar justamente o contrário. Algumas coisas são muito básicas, então vale a pena prestar atenção pra melhorar o seu passeio corrigindo algumas situações simples.

1. NÃO acompanhar as redes sociais:
As editoras, os autores e a organização da Bienal utilizam suas redes sociais para informar e confirmar eventos, inscrições e mudanças de horários. Você precisa checar também a programação oficial do evento somado ao que cada editora pretende fazer em seu estande. 
Os autores não costumam estar todo dia, toda hora. As atividades infantis também tem horário marcado. Não vá pra lá achando que em cada esquina vai ter algo a todo instante. Para aproveitar tudo é preciso ser flexível, mas ter um planejamento básico é interessante.

2. Comprar muito no pavilhão laranja

Este é o primeiro pavilhão. Tem o azul - onde estão as grandes livrarias e editoras, ou seja, a maior parte dos eventos aqui são específicos - e o verde - normalmente, onde ficam as áreas de eventos da própria Bienal, como grandes espaços infantis e auditórios -. Neste pavilhãobasicamente editoras infanto-juvenis, publicações universitárias, autores independentes e estandes de livrarias menores. Dependendo do seu meio de transporte, você terá que voltar para a chegada para acessá-lo, isso inclui passar novamente por este pavilhão
Prefira comprar nele neste momento, talvez procurando algo que não conseguiu nos estandes das próprias editoras. As exceções? O bom senso te diz: algo raro ou muito específico não tem porque esperar.

3. NÃO comparar preços 
Apesar do evento ser comercial não existe promoção para tudo. Nos últimos dias, aparecem com mais frequência e ao longo da Bienal, muitos descontos progressivos são oferecidos. Ainda assim, dê uma checada na internet. Isso também se aplica aos pavilhões: sabe que um livro está super popular? Então ele provavelmente estará em diversas livrarias. Vá com tudo anotado. Não leve o livro na emoção ou pela pressa.

4. Achar que não vai sentar no chão:
O Riocentro é imenso. A Bienal do Livro é um evento comercial com algumas atrações culturais, então filas para pagar ou assistir sempre vão existir, em todo canto e para quase tudo. Vá com uma roupa confortável pra poder se jogar nos cantos e bolsas práticas para carregar o necessário, porém sem confusão.

5. NÃO levar comida e água
É tudo caro. Se você tem dinheiro sobrando, ótimo. Se vai passar o dia inteiro lá, dá pra almoçar também. Mesmo assim, leve garrafinhas, biscoito, pão com mortadela, qualquer coisa. Gaste com sabedoria nos livros, não desperdice com os quiosques ou com o primeiro picolé que aparecer na sua frente.

6. Celular quase descarregando
Vai com alguém? Isso se torna ainda mais importante. Lá dentro é muito fácil de se perder, mesmo com as "ruas" entre os estandes sendo sinalizadas. Escolha pontos de referências caso separem-se para ajudar, mas o celular é o melhor recurso nesses momentos, não se esqueça!

Bônus: não acompanhar o instagram do Estação com cor! Seguindo o perfil do blog (@estacaocomcor) vocês vão poder ver muito conteúdo sobre a Bienal. No dia que eu for, vai ter muito stories também, então não perca!

Espero ter dado uma boa ajuda. Curta bastante o evento, vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário